Sinopse: "Cartas de Elise - uma história brasileira sobre o nazismo" é o quarto livro de Luís Ernesto Lacombe, jornalista e apresentador, e sua primeira experiência na prosa. O autor refaz a trajetória de sua família que viveu na Alemanha e foi separada durante o regime de Hitler. Ernst Heilborn, avô paterno de Lacombe, desembarcou no Rio de Janeiro, em 1934. Fugia do nazismo. Na Alemanha, ficaram sua mãe, Elise, seu irmão, tios, primos e amigos. Era uma época em que a distância dividia realment
Tinta Negra
Product ID: 2364
Product SKU: 2364
New In stock />
Cartas de Elise: Uma História Brasileira Sobre o Nazismo

Cartas de Elise: Uma História Brasileira Sobre o Nazismo

Marca: Tinta Negra Referência: 9788559080056 Lançado em: : 20/04/2018
aguarde, carregando preço...
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Sinopse:

"Cartas de Elise - uma história brasileira sobre o nazismo" é o quarto livro de Luís Ernesto Lacombe, jornalista e apresentador, e sua primeira experiência na prosa. O autor refaz a trajetória de sua família que viveu na Alemanha e foi separada durante o regime de Hitler. Ernst Heilborn, avô paterno de Lacombe, desembarcou no Rio de Janeiro, em 1934. Fugia do nazismo. Na Alemanha, ficaram sua mãe, Elise, seu irmão, tios, primos e amigos.

Era uma época em que a distância dividia realmente e a comunicação era difícil. Cartas, telegramas... Foi justamente a correspondência trocada por Ernst com a Alemanha que permitiu a Lacombe se aproximar de uma parte de sua família, da qual tão pouco sabia, e a desenvolver o enredo.

A viúva de Ernst, que viveu até os 96 anos, sempre disse que não guardara nenhuma das cartas trocadas entre o marido e seus parentes e amigos na Alemanha. Quando Lisette morreu, em 2006, as correspondências foram encontradas em seu apartamento em Copacabana. Centenas delas, a grande maioria cartas enviadas por Elise ao filho. Tudo foi entregue à irmã caçula de Lacombe, que mora na Alemanha desde 1992. Cristina Heilborn-Guenther começou a fazer a tradução para o português e uma grande pesquisa sobre a família... Ao mesmo tempo, tentava convencer o irmão a escrever um livro sobre o assunto, contando a saga da família.

Algumas cartas se transformaram em diálogos, outras serviram apenas como fonte de informação, mas várias aparecem na íntegra. A narrativa vai revelando como a vida de Elise, na Alemanha, e de Ernst e Lisette, no Brasil, é alterada durante todo o processo nazista de perseguição aos judeus. A mãe de Ernst demora a se convencer de que precisa deixar seu país. No início, não reconhece o perigo, talvez se ache inatingível. Depois, momentos de preocupação e desespero. De vez em quando, alguma esperança, nada que dure muito. Precisa fugir e não consegue. Os nazistas não deixam.

A história se passa entre a Europa e o Rio de Janeiro. A Copacabana do início do século XX aparece logo no segundo capítulo. O bairro é quase um personagem. Foi onde Ernst conheceu sua mulher, Lisette. Ela cresceu num casarão em frente a essa praia, uma das mais famosas do mundo, foi uma das primeiras banhistas cariocas... O pai dela, Gastão Bahiana, foi pioneiro entre os moradores de Copa e também no ensino da arquitetura no Brasil. Primeiro presidente do que hoje se chama de Instituto de Arquitetos do Brasil, ele dá nome a uma rua importante que liga Copacabana à Lagoa.


Temas:

Informações bibliográficas; Nazismo; História; História Brasileira; América; Memória; Alemanhã; Hitler; Ernst Heilborn; História; Holocausto


Gênero:

Prosa; Literatura Brasileira; Biografia; Biografias e Memórias; História; Não Ficção


Literatura:

Juvenil; Adulta


Autor:

Luís Ernesto Lacombe

 

Ilustrador:

 

Páginas:

256

 

Acabamento:

Brochura

 

ISBN:

978-85-5908-005-6

 

Ano de Edição:

2016

 

Idioma:

Português 

 

Produto Digital:

Não

 

Dimensões:

18 x 23 cm

 

Editora:

Tinta Negra

 

Autor:

Luís Ernesto Lacombe trabalhou em televisão desde 1988. Trabalhou como Jornalista da Rede Globo apresentando esporte no Bom Dia Brasil. Participou da cobertura de três guerras, dos atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos, de três Olimpíadas e quatro Copas do Mundo. Cartas de Elise ? uma história brasileira sobre o nazismo é seu quarto livro. Desta vez, com a ajuda da irmã caçula, Cristina Heilborn-Guenther ? responsável pelas traduções e pela pesquisa que deram origem ao livro e moradora da Alemanha há 25 anos ?, Lacombe conta a história da parte judia de sua família. 

.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Formato: Físico
  • Editora: Zit Editora
  • Idioma: Português