Sinopse:
O que faz de alguém criança: brincar, correr, pular? E quanto a viver em meio à guerra, morar em um acampamento de refugiados e perder os pais: são situações designadas a crianças? Neste livro fantástico, somos apresentados a Zahara, uma menininha africana que enfrenta, desde cedo, essas situações de falta, nada condizentes com o ideal de infância próspera que carregamos dentro de nós.
Zahara nasceu na em uma época turbulenta e a única realidade que conhece é a guerra. Mas isso não fez com que a menina perdesse a alegria de criança. Pelo contrário, ao lado de uma avó muito amorosa, nossa heroína descobre o mundo e conhece a si mesma. Ela podia até estar presa em um cenário dramático, mas sua mente era livre e seu coração otimista.
Em sua obra, Adriana Morgado aborda o crescimento pessoal que cada um de nós encara durante a transição da infância para a adolescência; uma fase cheia de encantos, quando todas as descobertas são um grande aprendizado e também quando a vida começa a ficar mais séria. As imagens são outro grande ponto de destaque: com cores vivas e marcantes, traduzem os sentimentos da protagonista.
Zahara é cada um de nós, é cada leitor que já encarou um conflito, que já se viu diante de situações aparentemente insolúveis, mas que tiveram coragem ? e um pouquinho de teimosia - para fazer de suas vidas uma experiência extraordinária.
Prêmios e edições especiais: Selo Seleção Cátedra Unesco de Leitura PUC - Rio 2016. Obra selecionada para o Clube de Leitura ODS que está relacionada com um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Objetivo de Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
Temas:
Guerra; Infância e Juventude
Gênero:
Conto
Literatura:
Literatura Infantojuvenil brasileira
Autora:
Adriana Morgado
Ilustradora:
Vanina Starkoff
Páginas:
48
Acabamento:
Brochura
ISBN:
978-85-7933-097-1
Ano de Edição:
2016
Idioma:
Português
Produto Digital:
Não
Dimensões:
14 x 24 cm
Editora:
Zit Editora
As Autoras:
Adriana Morgado nasceu em 1968, numa pequena cidade no Sul dos Estados Unidos. Cedo veio para o Brasil, onde viviam seus avós, tios e primos. Cresceu entre o Norte, Nordeste e Sudeste, sempre viajando com seu pai. Começou a gostar de ler com as revistinhas que seu avô comprava. Depois, pulou para os livros. Gostou tanto, que virou professora. Estudou história, psicologia e medicina. Escreve para alegrar o meu coração. Escreve para crianças porque acha que elas são a coisa mais linda e que a infância é um lugar que existe dentro de todo mundo.
Vanina Starkoff nasceu na bela América Latina, na cidade de Buenos Aires, na Argentina. Quando cresceu, se graduou como designer gráfica, mas não era sua paixão... Seguindo o coração, descobriu o mundo das imagens e dos livros para crianças. Desde essa descoberta, ficou mergulhada nesse maravilhoso universo. Apaixonada pelas cores e paisagens que sempre pintou, fou atrás do seu grande amor, o Brasil, onde mora desde 2014.